Mas, aí, a Psicóloga do marcel, Eika, antes mesmo de eu pedir, já havia marcado reunião na escola,( ela é maravilhosa mesmo, uma profissional que veste a camisa do paciente) e nós fomos tratar do assunto com a coordenação e a psicóloga da escola.
Eu ficava pensando, "meu Deus, os pais apenas matriculam seus filhos nas escolas que escolhem, e não têm que passar por isso...", mas tudo bem, era preciso, então fui.
A reunião foi muito boa, a escola abriu espaço para a Erika, professora terapeuta do marcel participar do planejamento de aula juntamente com a professora de sala e a coordenação da escola, assim poderá junto com elas já adaptar a forma de dar a matéria ao marcel, atividades que vão ser desenvolvidas com a turminha também, ou seja, eles também irão executar tarefas da forma do marcel, desenvolvendo a verdadeira inclusão.
A escola também disponibilizou uma sala que servirá de sala de recurso, ou seja, uma alternativa para dar não só ao Marcel, mas a todas as crianças especiais da escola, atividades mais direcionadas às suas patologias, como no caso do marcel, p. ex, orientação e mobilidade, atividades da vida diária, braille, etc. E essas atividades serão dadas no lugar das aulas em que eles não iriam aproveitar com a turminha, como inglês por exemplo, estando ainda no contexto escolar.
E a cada bimestre reavaliaremos para ver se está funcionando desta forma, porque queremos o melhor para ele.
É, não podemos é desanimar, não temos ainda escolas inclusivas, no máximo temos escolas parceiras em inclusão. Elas não estão preparadas, é muito triste você querer ver ser filho em um contexto e ele simplesmente ser excluído, é horrivel querer que ele estude na escola e ver que terá que tirá-lo porque para as outras pessoas ele não se enquadra! é extremamente exaustivo!
Mas, realmente, não podemos desistir, o que temos hoje já é fruto de muita luta dos que vieram antes de nós, e assim o nosso dever é melhorar para os que vierem depois de nós.
Nós tivemos o cuidado do nosso Deus, que prometeu que jámais nos abandonaria, e assim temos conseguido grandes profissionais, pessoas comprometidas e que amam o que fazem, e que se dispõem a tentar construir juntamente conosco um futuro melhor para nossos "especiais".
Eu nunca vou desistir, porque Marcel foi a herança que o Senhor me deu!!!