quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

"DESCOBRI"

“somos todos diferentes”!

O que é ter uma criança portadora de necessidades especiais?

“Não é a cegueira, mas a atitude das pessoas que vêem, face às pessoas cegas, que constitui a mais difícil carga a suportar.(Helen Keller/surdo-cega )”.

A deficiência visual do meu filho, me fez aprender a ver... a entender que todos temos limitações, que não há razão para pena, e que antes de serem portadores de alguma necessidade especial, são seres humanos, com as mesmas necessidades que nós, apenas com algumas peculiaridades, e que precisam ser integrados. A pena, amigos, gera autocomiseração, baixa auto-estima.

Não tenham pena dos pais. Hoje somos melhores, mais caridosos, mais compreensivos. Prestamos mais atenção aos detalhes, damos valor ao que realmente é importante. Ah, como é bom cada avanço, cada abraço... Quantas vezes você realmente valorizou o sorriso do seu filho?

Pais ensinem aos filhos que há crianças diferentes, que apresentam fisicamente uma má formação, que podem lhes parecer feias, mas que merecem respeito. Mostrem que pode haver uma troca grandiosa com elas, que o fato de enxergar, falar, escutar ou mesmo andar, não os torna superiores aos que não fazem.

Muitas vezes, queridos, em igrejas, escolas, no trabalho, em clubes, salas de espera médicas, o “especial” vai rir alto sem motivo aparente, falar em horário não estipulado, apresentar movimentos estranhos, mas e daí?! é a natureza dele!

Os olhares incomodam. Cuidado, amor sim! Curiosidade, não!

Oferecer ajuda, pegar a criança um pouco, estimular a amizade com o amiguinho, são atitudes saudáveis, e descansam pais sobrecarregados pela rotina do filho especial.

Eu tive minha benção aos 28 anos. Primeiro filho, idealizações... quando descobri a deficiência não sabia o que fazer, mas aprendi. Acreditem, todos somos capazes de conviver com os “especiais”. Eles sentem com uma pureza que foge ao nosso controle, não adianta fingir... O meu, por exemplo, ainda não fala, mas quantos falam e nada dizem? Ele usa a linguagem do carinho, do toque, do sorriso, meio pelo qual as emoções se mostram mais transparentes.

Ele não enxerga, mas vê com os olhos da alma! com a sinceridade só possível àqueles que não tem olhos físicos para enganá-los. Sim, porque eles não se deixam levar pelo que é aparente...

Portanto, amados, que nós tenhamos em mente, que todos sem distinção, têm muito a oferecer, e que tudo que Deus cria é belo!


Valéria, mãe de Marcel – 7anos– uma criança muito especial!

4 comentários:

Renata Rodrigues disse...

Adorei o blog... E, mais do que as palavras, mais do que as imagens, ele traz a mim especialmente a reflexão do que posso apenas presumir... Durante esse tempo, em que tive a oportunidade impagável de conviver com vocês, aprendo muito e agradeço tanto pela alegria de cada momento que estamos juntos, pela doce companhia de férias e do cotidiano e, acima de todas as coisas, pela lição de cada dia. Obrigada pelo carinho de vocês três, cada um à sua maneira peculiar e tão especial! Agradeço a incondicionalidade do amor sem preconceitos, um amor que a mim chega de forma verdadeira e límpida. Que as suas "Descobertas" continuem movendo montanhas! Voltarei aqui, vez ou outra, para deixar mais que palavras...
Parabéns por mais uma iniciativa de trazer a nós o que verdadeiramente importa, quando muitas vezes teimamos em esquecer a maior das lições... Este blog soa como música aos meus ouvidos... E, como não poderia deixar de dizer: " Arrasou geral!!!"
Um beijo, minha querida irmãzinha às avessas!!!

MP1 disse...

Valzinha,
esse blog pode ser a diferença na vida de muita gente, ao dividires tuas dores, conquistas, esperanças, dúvidas...
Te amo minha irmã e tenho muito orgulho de ti. LEMBRE-SE sempre disso.

Unknown disse...

O que dizer, depois do comentário pertinente e tão comovente, da Renata...
Mas é isso, querida amiga, quero reforçar o que sempre falo pra você; sua coragem e sua persistência são de grande valia pra todos nós. Parabéns por essa iniciativa. Que nesse cantinho você possa compartilhar suas alegrias, dores, desafios e, além das plavras, encontrar força,ombro amigo e muitas experiências que a motivem vc a continuar a caminhada!
Conte comigo!!!
Te amo!
Isquinha

Anônimo disse...

Val,
boa idéia compartilhar no Blog.
Coragem e sucesso...
LM