Hoje conversando com uma grande amiga, refleti sobre algo muito importante....
Ela me relatou que sua sobrinha não queria ir pra aula de natação de jeito nenhum, isso após algumas vezes já ter ido e gostado, mas nesse dia foi diferente, não queria ir!
A criança vendo que sua mãe já estava muito chateada, conseguiu explicar tudo, o que possibilitou a mãe resolver a questão.
Minha amiga transferiu a situação para meu filho Marcel, que não fala, e não teria como expressar, a não ser com choro, que não gostaria de fazer algo, o que muitas vezes poderia ser interpretado como simples manha. Ela me perguntou se as pessoas que lidam com ele estão preparadas para entendê-lo, para procurar saber os por quês de suas reações, sim porque quem sabe existe algo machucando, incomodando, e poderíamos ajudar?
Realmente é preciso tentar compreender além das palavras, seja pelos gestos, pela emoção, pelas expressões faciais, se esforçar mesmo para ajudar essas crianças que não podem falar o que sentem ou querem, ou ainda, o que não querem.
Uma coisa muito complicada é quando o choro é de dor, e fica impossível descobrir onde é o incômodo...é preciso amor, paciência, e boa vontade para apoiá-los.
Quantas vezes queremos que façam nossas vontades por acharmos que sabemos o que é melhor? por que eles tem que fazer o convencionado, estabelecido? qual o problema em se quebrar rotinas, quando na verdade o importante é que sejam respeitados, compreendidos, aceitos, e que sejam felizes, porque já sofrem tanto!
Se para qualquer pessoa é importante muitas vezes fazer o que se quer, escolher o que gosta, ou simplesmente não querer fazer nada! por que eles não podem? tem sempre algo traçado que eles tem que cumprir, e sem a menor chance de dizerem algo a respeito, até porque ninguém pergunta, as pessoas não entendem o olhar, os gestos, as expressões, e não se esforçam pra tanto, justo porque já há um caminho a seguir, e teriam que abrir mão, sair do controle, não é mesmo?
Afinal de contas, o que nos falta para que sejamos as vozes dessas crianças?
Em vez de impor vamos escutar de verdade, porque eles sempre tem o que nos dizer, nós é que na maioria das vezes não conseguimos perceber, porque mais que eles, nós é que somos os limitados!
Abraços Especiais!!!
4 comentários:
noooooooooooooossa, prima, como me orgulho de vc. Estás cada vez mais craque em textos, hein??Parabéns!!! Verdade imensa a que nos colocas. Atribuo à correria da vida como o principal inimigo; de parar um pouco e percebermos a voz daquele que não a tem.Precisamos trabalhar isso e nos policiar pra isso...bj, prima!
Mãe ...simplesmente Mãe.....
Deus te abençoe
beijos
Cris
Somos os escolhidos por talvez ter a sensibilidade mais apurada para, na grande parte das vezes, descobrir o que acontece com nossos pequeninos...bjs minha amiga linda...
oláa, obrigada pela visita no blog, ja to seguindo aki. ;)
adoreii o texto, mto bomm!
siga-me tb.
bjos ;*
Postar um comentário