sexta-feira, 3 de setembro de 2010

AÇÕES QUE MERECEM SER DIVULGADAS!!!

Setembro é o mês da Inclusão no TJDFT

TJDFT celebra, durante o mês, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência .

No dia 21 de setembro se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Atento às necessidades dessas pessoas, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios vai celebrar essa data durante todo o mês de setembro.

O evento principal de comemoração será nos próximos dias 21 e 22/9 com a mostra de arte DIVERSIDARTE. Promovida pelo Núcleo de Inclusão do TJDFT (NIC), a exposição contará com trabalhos de artistas da Casa e de fora, com e sem deficiência.

Uma das artistas é a servidora do Senado Federal Maria Cristina Portella de Azevedo. Ela faz quadros acessíveis para deficientes visuais. Os quadros apresentam relevo, texturas diferentes e até aromas para que os cegos toquem, sintam e imaginem a arte.

O escultor Flávio Luís da Silva e a ceramista Marta Ruffone também vão expor seus trabalhos no evento. Ambos pertencem à Associação Brasiliense de Deficiente Visual. Além deles, três servidores do TJDFT vão mostrar sua arte: as escultoras Adáuria Amarilda e Anágela Aparecida Silveira Sá e o Artista Plástico Marco Aurélio Bomfim.

Outras ações ainda vão fazer parte das comemorações do mês da Luta da Pessoa com Deficiência. A Assessoria de Comunicação do Tribunal entrevistou algumas pessoas com deficiência que são servidores da Casa. A intenção é mostrar um pouco da rotina de trabalho e da experiência de vida dessas pessoas como exemplo de superação e luta.

Uma vez por semana, durante todo este mês, uma dessas entrevistas estará disponibilizada em texto e vídeo na Intranet do TJDFT. Além disso, quinzenalmente, também vão ser publicados pequenos textos dando dicas de como lidar com as pessoas com deficiência. A série Dicas de Inclusão ficará disponível nas últimas notícias e no Espaço Acessibilidade na Intranet.

Núcleo de Inclusão

Criado em julho de 2009, por meio da Portaria GPR Nº 811, de 3 de julho de 2009, o Núcleo de Inclusão (NIC) do TJDFT é o setor responsável por planejar, implementar e promover ações integradas para viabilizar a efetiva inclusão de pessoas com deficiência nas dependências do Tribunal.

O NIC é subordinado à Presidência do TJDFT e coordenado pela servidora Maria José Barbosa da Silva. O Tribunal é o primeiro a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO TJDFT.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Quem não compreende um olhar também não compreenderá uma longa explicação.(provérbio árabe)

Hoje conversando com uma grande amiga, refleti sobre algo muito importante....
Ela me relatou que sua sobrinha não queria ir pra aula de natação de jeito nenhum, isso após algumas vezes já ter ido e gostado, mas nesse dia foi diferente, não queria ir!
A criança vendo que sua mãe já estava muito chateada, conseguiu explicar tudo, o que possibilitou a mãe resolver a questão.
Minha amiga transferiu a situação para meu filho Marcel, que não fala, e não teria como expressar, a não ser com choro, que não gostaria de fazer algo, o que muitas vezes poderia ser interpretado como simples manha. Ela me perguntou se as pessoas que lidam com ele estão preparadas para entendê-lo, para procurar saber os por quês de suas reações, sim porque quem sabe existe algo machucando, incomodando, e poderíamos ajudar?
Realmente é preciso tentar compreender além das palavras, seja pelos gestos, pela emoção, pelas expressões faciais, se esforçar mesmo para ajudar essas crianças que não podem falar o que sentem ou querem, ou ainda, o que não querem.
Uma coisa muito complicada é quando o choro é de dor, e fica impossível descobrir onde é o incômodo...é preciso amor, paciência, e boa vontade para apoiá-los.
Quantas vezes queremos que façam nossas vontades por acharmos que sabemos o que é melhor? por que eles tem que fazer o convencionado, estabelecido? qual o problema em se quebrar rotinas, quando na verdade o importante é que sejam respeitados, compreendidos, aceitos, e que sejam felizes, porque já sofrem tanto!
Se para qualquer pessoa é importante muitas vezes fazer o que se quer, escolher o que gosta, ou simplesmente não querer fazer nada! por que eles não podem? tem sempre algo traçado que eles tem que cumprir, e sem a menor chance de dizerem algo a respeito, até porque ninguém pergunta, as pessoas não entendem o olhar, os gestos, as expressões, e não se esforçam pra tanto, justo porque já há um caminho a seguir, e teriam que abrir mão, sair do controle, não é mesmo?
Afinal de contas, o que nos falta para que sejamos as vozes dessas crianças?
Em vez de impor vamos escutar de verdade, porque eles sempre tem o que nos dizer, nós é que na maioria das vezes não conseguimos perceber, porque mais que eles, nós é que somos os limitados!
Abraços Especiais!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Eu fecho meus olhos para ver" Paul Gaughin.
Em reflexão à frase acima transcrita, do pintor francês Paul Gaughin, façamos um teste bem simples, feche os olhos por um tempo, e preste atenção em suas reações, seus outros sentidos se tornam mais aguçados, percebem que usam mais a audição? o olfato fica mais apurado? o tato automaticamente mais sensível e o paladar até mesmo seletivo?
Nós andamos mais devagar, prestamos mais atenção ao que nos rodeia, tentamos com muito mais esforço entender o que se passa perto de nós, as coisas deixam de ser automáticas!
Quando estamos de olhos abertos, muitas vezes não "enxergamos" a realidade das coisas, ou mesmo não damos o valor que devemos a tudo que nos envolve. Muita coisa passa, simplesmente passa... o cheiro delicioso de um perfume, a maciez de um tecido, a harmonia de um acorde musical... porque simplesmente ficamos vendo como é o vidro do perfume e não a essência, ou mesmo se o tecido tem cores bonitas, se a pessoa que canta a música é interessante ou não... enfim, visual e visual, não que a visão não tenha sua importância, definitivamente tem, mas precisa deixar de ser SOMENTE, e se tornar COMPLEMENTAR.
Sim, algumas vezes nossos olhos atrapalham, tiram a nossa atenção, camuflam situações, sentimentos, e nos impedem de usarmos devidamente os outros sentidos, tão importantes mas postos de lado, totalmente subutilizados, sentidos esses que passam a ser apenas coadjuvantes.
Meu filho me ensinou a fechar os olhos algumas vezes para ver como o mundo pode ser ainda mais bonito!
Graças a Deus que nos presenteou com tantas formas de percepção, fica aqui a pergunta, porque, então, usarmos somente uma?
Abraços especiais.

sábado, 10 de julho de 2010



"A Verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos." Marcel Proust


É isso aí, quantas vezes nós estamos tão concentrados a procura de novidades que deixamos de observar o que temos? os padrões já estão tão estabelecidos que deixamos de ver que o que realmente vale está justamente no nosso itinerário!


Por que será que "a grama do vizinho é sempre mais verde?"


Mudar a nossa forma de ver tudo o que nos envolve, ou que envolve o nosso dia a dia faz toda a diferença, tenho aprendido demais na minha viagem particular com meu pequeno Marcel, mudei meus olhos, aprendí a ver a beleza de nossa paisagem, do jeito que ela é, e não como eu gostaria que fosse, aprendí que Marcel veio como uma graça na minha vida, porque em contraponto à cegueira dele, ele me deu novos olhos, mostrando que o verdaderio olhar transcende a visão física, eu aprendo a cada dia, cada segundo, mas tenho que estar atenta e pronta pra isso, senão essa viagem será vazia, e estarei sempre insatisfeita, eu posso optar por ficar reclamando, triste, em depressão, ou posso escolher ir em frente e absorver tudo o que essa viagem pode me proporcionar. A Bíblia nos diz "que tudo que Deus faz é perfeito", e "em tudo dai graças", então, o que necessitamos mesmo é treinar nossos olhos para ver realmente a beleza do nosso percurso, porque o que temos hoje, foi feito exatamente para nós, na medida certa, no tempo certo, Deus nunca erra, mas é preciso notar, estar aberto para receber e agradecer sempre! Então, aproveitemos ao máximo nossa viagem, ela é única!

sexta-feira, 2 de julho de 2010


Família que torçe unida permanece unida!!!
É só alegria, muito grito, tudo de bom, esse clima de copa do mundo não há igual, Marcel tampa os ouvidos, é lógico, também é muito barulho, né?
Mas, o que vale é que estamos juntos, e isso é o que é importante, celebrando, e nos alegrando, vivendo com intensidade cada momento!
Valeu Brasil, o que quer que aconteça já valeu a festa!!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010





ORAÇÃO DA CRIANÇA ESPECIAL.(EXTRAÍDO/ADAPTADO)

"Bem aventurados os que compreendem o meu estranho caminhar.
Bem aventurados os que sabem que o minha mente é lenta, e tem que se esforçar para compreender o que falam.
Bem aventurados os que sabem que o meu paladar, olfato, audição e tato compensam com perfeição o que meus olhos não conseguem ver.
Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que eu deixo cair fora do prato.
Bem aventurados os que me dão afeto, carinho e calor humano
e não me menosprezam quando chego.
Bem aventurados os que compreendem minhas limitações na fala
e agem com naturalidade se emito sons desconexos ou risos fora de hora.
Bem aventurados os que me escutam, pois eu também tenho algo a dizer.
Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração,
embora eu não o possa expressar.
Bem aventurados o que me olham com o carinho, sabendo que sou uma criação do Senhor Jesus e uma bênção especial na vida de meus pais.
Bem aventurados os que me amam como sou, tão somente como eu sou, e não como gostariam que eu fosse."

terça-feira, 8 de junho de 2010

MARCEL CURTINDO O FERIADO SEM OS PAIS!!!




Nesse último feriado, Corpus Cristi, Marcel foi passar o feriado a convite da sua professora Mônica na casa dela no condomínio Ouro Vermelho I, Lago Sul.


Nós o deixamos lá por volta de meio dia, e só o buscamos de noite, e ele aproveitou, caminhou muito, fez trilhas ecológicas, tomou banho de rio, passeou muuitooo!!!


Essa família é mesmo muito especial, é super dificil alguém pegar Marcel e nos pedir pra passar o dia com ele pra descansarmos, e eles fizeram, nos presentearam com esse dia, em que Marcel pode se divertir e nós pudemos relaxar também, sem hora de medicações, ou cuidados com ele.


Agradeço a Deus, que mais uma vez mostra sua bondade colocando no nosso caminho pessoas tão despreendidas, que se doam, e tem alegria em ajudar.


Obrigada Mônica e família por terem possibilitado esses momentos ao Marcel, pelo acolhimento, pelo apoio, e pelo sorriso sempre tão farto. Obrigada a cada um de vocês que lidam de forma tão exemplar com a questão das diferenças, seus filhos já aprenderam isso, e demonstraram nos gestos para com o Marcel.


Deus abençoe muito vocês!!!